Novos beatos

Processo de beatificação de pais de Santa Terezinha em reta final

O processo de beatificação dos pais de Santa Teresa do Menino Jesus (Teresa de Lisieux), os veneráveis Luigi Martin e Celia Guérin, está quase concluído.

Os pais de Santa Teresinha se casaram em 1858. Ambos haviam aspirado entrar para a vida religiosa. De caráter contemplativo, mais silencioso, Luís, nascido em Bordeaux, França, aos 22 de agosto de 1823, sonhara em ser monge cartuxo. Não foi aceito porque não sabia latim. Voltou a Alençon, onde residia com os pais, e aí montou uma relojoaria. Célia tentou ser religiosa visitandina, mas a Superiora logo intuiu que a jovem não era chamada à vida religiosa. Ambos foram levados a desistir da vocação religiosa. Após o casamento, permaneceram convivendo como se fossem monges. Um confessor convenceu Célia a ter filhos e, assim preparar almas para o céu.

Luís e Célia viveram profundamente a espiritualidade católica de sua época, que lhes fez ver a vida terrestre e a história como um momento penoso a atravessar, antes de alcançar o céu.

Suas virtudes heróicas foram reconhecidas em 26 de março de 1944 e, segundo o cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos o processo de beatificação está na reta final.

Outros processos de beatificação

Mais de 2.200 causas estão em estudo na Congregação Vaticana para as Causas dos Santos. Do andamento de algumas delas falou seu prefeito, cardeal José Saraiva Martins, na edição diária italiana desta quarta-feira de "L’Osservatore Romano", aproveitando o anúncio da próxima publicação de um documento vaticano que pedirá mais rigor nos processos diocesanos.

O jornal afirma, após as conversações com o purpurado, que também há expectativa por Antonietta Meo, "Nennolina" (1930-1937), cujas virtudes heróicas foram reconhecidas pelo Papa em 17 de dezembro. O próprio Bento XVI expressou então seu desejo de que esta causa de beatificação "pudesse ser concluída felizmente logo". A pequena poderia converter-se na beata mais jovem, não-mártir, da história da Igreja.

A figura de John Henry Newman (1801-1890), sacerdote anglicano inglês convertido à Igreja Católica, encontra-se entre as mais influentes do catolicismo na Inglaterra durante o século XIX. Ao reconhecer suas virtudes heróicas em 1991, João Paulo II impulsionou sua causa de beatificação.

Segundo o cardeal Saraiva, nos primeiros meses deste ano é possível que se concluam as causas de canonização de quatro beatos: Gaetano Errico, de origem italiana, fundador de uma congregação, a religiosa suíça Beranda Butler, também fundadora e por longo tempo missionária no Equador e Colômbia, Alfonsa da Imaculada, religiosa indiana do Estado de Kerala e Narcisa de Jesús Martillo, leiga equatoriana.

Quanto à causa de João Paulo II, "autorizou-se a abreviação dos tempos previstos para o início da fase diocesana", concluída em 2 de abril do ano passado e está em andamento a fase romana. "Foi entregue à nossa Congregação toda a documentação recolhida", explica seu prefeito.

"Atualmente, informa, está se elaborando a positio (uma espécie de informe, N.da R.) que conterá as partes mais relevantes e significativas do processo, ordenadas sistemática e organicamente, necessárias para a valorização dos teólogos, dos cardeais e dos bispos membros do dicastério sobre o exercício das virtudes heróicas do Papa JPII".

Redigida e editada, a positio "será examinada pelos diversos órgãos colegiais da Congregação". "Por enquanto não se fala de tempo", conclui o cardeal Saraiva.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo