CAPACIDADE PARA 600

Prisão de Palmasola recebe cerca de cinco mil detentos

O Palmasola é um Centro de reeducação onde se pratica modalidades de convivência entre detentos e familiares

Da redação, com Rádio Vaticano

Na conclusão da viagem de três dias do Papa à Bolívia, nesta sexta-feira, 10, Francisco visita o superlotado Cárcere de Palmasola, em Santa Cruz de La Sierra, onde vivem inclusive crianças.

A prisão é considerada a mais violenta do país e uma das mais perigosas da América Latina. O responsável nacional da Pastoral Carcerária, porém, o brasileiro Padre Leonardo da Silva, afirma que nunca teve medo e que se sente “mais seguro dentro da prisão que fora, na sociedade”.

O Palmasola é um Centro de reeducação onde se pratica modalidades de convivência entre detentos e familiares, tanto que é dividido em pavilhões reservados para diferentes categorias de pessoas e delitos: homens, mulheres, jovens, menores e reatos graves. No entanto, a capacidade da unidade é para 600 presos, mas recebe hoje cerca de 5 mil detentos.

Crianças na prisão

A presença de mais de 100 crianças na prisão, que não têm outro lugar pra viver se não com os pais detidos, desrespeita as leis do país, mas o governo ainda não encontrou uma solução. Sobretudo depois de dois anos do triste incêndio de 2013, causado por uma briga entre dois grupos rivais, que custou a vida de 35 pessoas e de uma criança.

O presidente da ONG Assembleia Permanente dos Direitos Humanos da Bolívia denuncia que “as prisões são como vilas de pobres, dominados por grupos de poder que usam a repressão física para influenciar de maneira significativa a vida das pessoas”.

Leia
.: Todas as notícias do Papa na Bolívia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo