Natal

Primeiro Natal do Papa Bento XVI

A sala de Imprensa da Santa Sé divulgou nesta quinta-feira, a programação das Celebrações do Papa para o tempo de Natal de 2005, que se estende até a Festa do Batismo do Senhor, no dia 8 de Janeiro de 2006.

Na Missa do dia 24, meia-noite, inicia-se o ciclo que prossegue no dia 25, na praça central da Basílica de São Pedro, quando o Papa dirigirá a sua mensagem de Natal e a benção “Urbi et Orbi”.

A 31 de Dezembro, na Basílica Vaticana, o Papa preside às I Vésperas da Solenidade da Mãe de Deus, no decorrer das quais será cantado o tradicional hino “Te Deum”, e, agradecimento pelo ano que se conclui.

No primeiro dia de 2006, Bento XVI preside à celebração da oitava de Natal, por ocasião do 39º Dia Mundial da paz, sobre o tema “Na verdade, a paz”.

Concelebram o Cardeal Angelo Sodano, secretário de Estado do Vaticano; o Cardeal Renato Raffaele Martino, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz; o Arcebispo Leonardo Sandri, substituto da Secretaria de Estado; o Arcebispo Giovanni Lajolo, secretário para as relações com os Estados, e D. Giampaolo Crepaldi, secretário do Justiça e Paz.

No dia 06 de Janeiro, solenidade da Epifania do Senhor, o Papa celebra a Missa na Basílica de São Pedro e no dia 8 de Janeiro, na Capela Sixtina, Bento XVI preside à Celebração Eucarística na Festa do Batismo do Senhor, durante a qual batizará algumas crianças.

“Após a reinvocação anual do mistério pascal, a Igreja não tem nada de mais sagrado do que a Celebração do Natal do Senhor e das suas primeiras manifestações, aquilo que ela cumpre com o tempo de Natal”, destaca o comunicado da Santa Sé.

Programa das Celebrações

24/12/2005 Solenidade do Natal do Senhor Missa na Basílica de São Pedro, 24h00 (hora local)
25/12/2005 Solenidade do Natal do Senhor Missa na Praça Central da Basílica do Vaticano, 12h00 Mensagem de Natal e benção “Urbi et Orbi”.
31/12/2005 Solenidade de Maria Santíssima, Mãe de Deus Basílica de São Pedro, 18h00 I Vésperas da Solenidade e “Te Deum” na conclusão do ano civil. 01/01/2006 Solenidade de Maria Santíssima, Mãe de Deus Dia Mundial da Paz Missa na Basílica de São Pedro, 10h00
06/01/2006 Solenidade da Epifania do Senhor Missa na Basílica de São Pedro, 09h30
08/01/2005 Festa do Batismo do Senhor Missa na Capela Sixtina, 10h00 Batismo de algumas crianças

Informações: Ecclesia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo