Foi aprovado nesta terça-feira, 29, o primeiro documento da V Conferência, a Mensagem Final que a Conferência irá dirigir aos povos da América Latina e do Caribe. A Mensagem Final foi aprovada com 128 votos, sendo 110 votos positivos, 2 em branco e 16 negativos, informou em coletiva de imprensa o presidente da Comissão de Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta.
Foi entregue também nesse dia a correção da segunda redação do Documento Final. Todos os bispos apresentaram suas emendas para ajudar na melhoria do texto, e ao todo foram apresentadas 2097 emendas que já estão sendo trabalhadas para que na quarta-feira, dia 30, seja apresentada a terceira redação.
“A terceira redação do documento só será mudada com o aval de sete bispos, presidentes das conferências episcopais e o aval da Assembléia. Então, é quase definitiva, mas pode ser mudada também”, afirmou Dom Orani. Segundo o bispo, no início, o Documento tinha 7 capítulos, depois passou para 8, e com todas as emendas, poderá chegar a 10 capítulos.
Dia 11 de junho, o Documento Final será enviado ao Papa Bento XVI e após a aprovação do Pontífice será dirigido a todas as comunidades com o nome "Documento de Aparecida".
Foi realizada também uma reunião em grupo com bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas, leigos, e membros de várias comunidades não católicas que conversaram sobre a Missão Continental, sua prática, quem a realizará, a quem será destinada, como se deve levá-la e para quê.
Dom Orani informou também que hoje (30) há uma coletiva de imprensa às 18h30, com a participação da presidência da V Conferência, na qual serão apresentadas as informações sobre o Documento Final de Aparecida e a conclusão da Assembléia.