Católicos

Primeira e única Igreja católica no Azerbaidjão

Realizou-se em Baku, capital do Azerbaidjão, no dia 29 de abril passado, a cerimônia de dedicação da primeira e única Igreja desse país muçulmano, à Imaculada Conceição.

A consagração foi presidida pelo núncio apostólico na Geórgia, Armênia e Azerbaidjão, Dom Claudio Guggerotti. Durante a cerimônia, foram colocadas no altar, algumas relíquias, como a do apóstolo Bartolomeu, anunciador do Evangelho nessa terra, e a do bem-aventurado Nicola Charneckyi, mártir ucraniano durante o regime comunista.

A nova Igreja foi construída com a ajuda da Congregação para a Evangelização dos Povos, e de muitos doadores, entre os quais, o xeque Allahshukur Pashazade, chefe da comunidade muçulmana do Cáucaso, o bispo ortodoxo russo, Aleksandr, de Baku e da região do Cáspio, e o chefe da comunidade judaica.

No dia 31 de março passado, o presidente polonês, Lech Kaczyński, visitou o país e doou à nova Igreja um cálice, uma patena e três sinos.

O Azerbaidjão têm 8 milhões de habitantes, 95% dos quais são muçulmanos. No ano 2000 a missão católica foi confiada aos padres salesianos da Eslováquia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo