O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, disse hoje, 5, à noite que o primeiro turno das eleições foi tranquilo, sem graves incidentes, mesmo nas cidades onde a segurança foi reforçada com tropas federais, como o Rio de Janeiro.
"A eleição transcorreu sem nenhum incidente mais grave, sem pertubação do processo eleitoral", disse, em entrevista coletiva à imprensa. "Não houve mortes, emboscadas", completou.
Para Ayres Britto, a atuação das Forças Armadas em 460 municípios foi um sucesso. Questionado se as tropas permanecerão no Rio de Janeiro, Ayres Brito não respondeu sobre o assunto, mas declarou que a cidade "merece o que há de melhor". Os militares foram requisitados para reforçar a segurança nos locais onde eleitores são ameaçados por grupos de milícia e traficantes de drogas.
De acordo com último o balanço do TSE, 1.749 pessoas foram presas neste domingo (5), sendo 1.541 eleitores e 208 candidatos, por cometerem crimes eleitorais, como boca-de-urna, arregimentação de eleitores e transporte ilegal de eleitores.