Fuad Masum encontrou-se com representante vaticano, que está em visita ao país, e expressou o desejo de receber uma visita do Papa Francisco
Da Redação, com Rádio Vaticano
O Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, prossegue sua visita ao Iraque. Neste domingo, 3, o cardeal argentino foi recebido pelo Presidente da República iraquiana, Fuad Masum, no palácio presidencial. No encontro, o purpurado manifestou a saudação do Papa Francisco, a sua oração pela paz e a reconciliação do país e seu agradecimento pelo trabalho de proteção das minorias, entre as quais os cristãos.
Masum reafirmou a consciência de que os cristãos têm uma presença milenar no país e são cidadãos a pleno título. Ele agradeceu pela preocupação do Pontífice, que, desde o início, elevou a sua voz para condenar as violências e expressou o desejo de que Francisco possa visitar o Iraque assim que as condições permitirem.
Antes de partir para a cidade de Irbil, Cardeal Sandri reuniu-se ainda com o primeiro-ministro, Abadi. Entre os temas em debate, estiveram o avanço do Estado Islâmico e suas consequências, como a violência, a venda de mulheres e crianças, a perseguição das minorias e o extremismo religioso.
O Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais regressará a Roma, na terça-feira, 5 de maio.