Exclusivo

Presidente do CELAM conta detalhes do encontro com o Papa

Logo após a Audiência da nova presidência do CELAM com o Santo Padre, o Papa Bento XVI, o Arcebispo de Aparecida e presidente do CELAM, Dom Raymundo Damasceno falou com nossa equipe de reportagem em Roma sobre os assuntos tratados no enconto com o Pontífice.

O Encontro

"Foi uma viagem, onde nós cuminamos a nossa visita aqui em Roma aos diversos dicastérios romanos, e terminamos no dia de hoje com o privilégio de estar com o Santo Padre. Eu dirigi algumas palavras espontâneas ao Santo Padre, dizendo que hoje na dedicação da Basílica de São João de Latrão, nós da presidência do CELAM, havíamos celebrado a Missa na Basílica de São Pedro e colocado de modo muito especial como intenção o Ministério do Papa. Expressamos novamente ao Papa que nós desejamos realizar nosso trabalho na frente do Conselho Episcopal Latino-Americano, sempre em comunhão com ele e em comunhão com os diversos dicastérios. Depois apresentamos cada um dos membros da presidência do CELAM à ele, e cada um pode também lhe dirigir uma palavra."

Os frutos do “Documento de Aparecida” e a nova Missão Continental

"O Santo Padre, evidentemente, nos felicitou pelo trabalho que estamos realizando. Disse que confia em nosso trabalho e está com muita esperança de que o "Documento de Aparecida" produza muito frutos na vida da Igreja da América Latina e do Caribe.
O Papa está com muita esperança nessa Missão Continental que nós estamos preparando, elaborando um projeto que deve ser concluido no próximo mês de março, com a presença dos presidentes de todas as Conferências Episcopais, secretários gerais, para que eles assumam esta missão, porque cabe às Conferências Episcopais e às dioceses a realização dessa missão. Ao CELAM cabe apenas animar e acompanhar essa missão, prestar um serviço às Conferencias naquilo que eles necessitarem, seja para a aplicação do "Documento de Aparecida", como também para a realização dessa Missão Continental que nós esperamos iniciar se Deus quiser no próximo ano.

Essa será uma missão que terá elementos comuns e que ao mesmo tempo respeitará a diversidade de cada País, a caminhada de cada Igreja de modo que vamos nos sentir todos empenhados nessa missão, mas ao mesmo tempo, deixando cada diocese completar as sugestões do CELAM com a realidade de cada lugar, de dada Conferência."

Os olhos do Santo Padre voltados para a América Latina

"Na realidade de hoje, a América Latina é muito importante no conjunto da Igreja em todo mundo porque nós somos praticamente a metade dos católicos do mundo inteiro. E, sem dúvida nenhuma, o Santo Padre viu o dinamismo dessa Igreja com sua visita ao Brasil. E aquilo o marcou profundamente. Tanto, que o Santo Padre fez referêcia a essa visita, ao calor do povo brasileiro. Enfim, à maneira de como ele foi acolhido, tão afetuosa e tão calorosamente, no Brasil."

Igreja e nova constituição da Venezuela

"O Arcebispo de Mérida, Dom Baltazar Porras, falou com o Santo Padre a respeito da Venezuela. Nós, da presidência, estamos mandando uma mensagem à Conferência Episcopal da Venezuela manisfestando nossa solidariedade com um íntimo pronuciamento da Conferência, dizendo que estamos acompanhando esse processo todo da reforma constitucional da Venezuela. 

Nós sabemos que a constituição é sempre a lei maior em cada país, por isso é importante que na elaboração dessa nova constituição haja uma participação das diversas organizações da sociedade para que o povo possa se manifestar e dizer como querem que seu país seja conduzido. Nós desejamos que o povo da Venezuela realmente viva na paz, na liberdade, que cresçam e se desenvolvam sempre com justiça social, com bem estar para toda população, sobretudo os mais pobres, os mais excluídos, os mais marginalizados da sociedade.

O Santo Padre também acompanha essa situação como pastor, ele acompanha e deseja o melhor para a Venezuela, para sua população. Deseja que esse povo que tem uma raíz católica, cristã e realmente possa aprofundar e amadurecer a sua fé e possa também viver em paz, viver em liberdade e conduzir a sua vida por valores cristãos, evangélicos, humanos. E que esse povo possa alcançar o desenvolvimento sempre com justiça social."

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo