Papa rezou pela paz para o povo colombiano na tradicional benção Urbi et Orbi por ocasião do Natal
Rádio Vaticano

Papa em encontro com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos Calderón, em junho de 2015 / Fonte: Site Oficial da Presidência da Colômbia
O presidente colombiano Juan Manuel Santos agradeceu ao Papa Francisco pelo chamado à “concórdia” na Colômbia, onde se desenvolve um processo de paz com a guerrilha das FARC e assim colocar fim a cinquenta anos de conflito.
“O diálogo e a reconciliação nos guiarão sempre até a paz. Obrigado @Pontifex_es por estas sábias palavras e sua bênção para a Colômbia”, escreveu o mandatário em sua conta Twitter.
Na tradicional Benção Urbi et Orbi por ocasião do Natal neste domingo, 25, o Papa Francisco pediu “concórdia” para “o querido povo colombiano”, que deseja cumprir um novo e corajoso caminho de diálogo e reconciliação”.
O Pontífice reuniu-se no Vaticano com Santos – Prêmio Nobel da Paz 2016 – no último dia 16 de dezembro.
O Congresso aprovou em 30 de novembro o acordo entre as Farc e Governo, depois de o pacto ter sido renegociado para incluir propostas da oposição devido à rejeição do texto original no plebiscito realizado em 2 de outubro.
Por outro lado, as negociações públicas com o ‘Ejército de Liberación Nacional’ (ELN, guevarista), que deveriam ter começado em 27 de outubro passado, estão suspensas até que o grupo guerrilheiro liberte o excongressista Odín Sánchez.
O conflito armado na Colômbia, que envolveu guerrilha, para-militares e agentes estatais, provocou a morte de ao menos 260 mil colombianos, 60 mil desaparecidos e 6,9 milhões de deslocados.