Eleições 2010

Presidenciáveis participam de debate inédito pela internet

Candidatos à presidência da republica participaram nesta quarta-feira, 18, de mais um debate. A grande novidade foi o formato do encontro. Pela primeira vez, os presidenciáveis debateram suas propostas ao vivo, em um site da internet.

Assista à reportagem

Realizado em parceria entre o maior jornal impresso em circulação do país e o maior portal de conteúdo, o debate contou com a presença dos três candidatos mais bem colocados nas pesquisas.

Dilma Rousseff do PT, que segundo as últimas pesquisas divulgadas pelo Ibope, lidera as pesquisar por intenções de voto com 43%, seguida por José Serra do PSDB, que está com 32% das intenções e Marina Silva do PV que tem 8% das intenções.

O formato foi favorecido pela mudança da lei eleitoral no ano passado e que permitiu que portais pudessem organizar e transmitir debates. Mediado pelo jornalista Fernando Rodrigues da Folhas de São Paulo, o evento contou com a presença de políticos, aliados dos candidatos, personalidades e formadores de opiniões.

Com duas horas de duração o debate foi dividido em seis blocos. Nos três primeiros os candidatos fizeram perguntas entre si, cada um com direito a réplica e tréplica. No quarto e quinto as perguntas foram enviadas pelos internautas. No último, jornalistas convidados puderam dirigir perguntas aos candidatos. Ao final, cada um teve a oportunidade de discursar sobre a trajetória política e as propostas de campanha.

Os temas mais citados foram educação técnica e reforma política, já saúde e segurança não foram  comentados.

O evento foi transmitido simultaneamente por cerca de oitenta site e blogs e durante toda a manhã foi o tema mais comentado no twitter. Uma realidade que movimentou o trabalho dos jornalistas.

Ao final, a avaliação dos candidatos com relação ao formato e a participação pública através da internet foi positiva.

Para Fernando Rodrigues, apesar da tensão da estréia o formato agradou tendência é que ele seja copiado pelos veículos de comunicação.


Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo