Audiência com o Papa

Celam aponta retomada de políticas liberais na América Latina

Em encontro com o Papa, presidência do Celam apontou “mudanças com tendência a uma retomada de políticas mais liberais” na América Latina

Da redação, com CNBB

O Papa Francisco recebeu na manhã desta quinta-feira, 19, a presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). O arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva, que é segundo vice-presidente do Celam, esteve presente.

Segundo dom Belisário, a reunião serviu para dialogar sobre os trabalhos do Celam. A ocasião também foi oportuna para tratar sobre o acolhimento da última Exortação Apostólica lançada pelo Papa Francisco, Amoris Laetitia.  “Falamos sobre o acolhimento da última Exortação Apostólica, com a preocupação que o Celam tem com a questão da família. Estamos planejando um encontro em Quito, proximamente, que vai refletir exatamente sobre toda esta questão da Pastoral Familiar. Esse foi um dos assuntos que ocupou bastante o nosso tempo”, afirmou.

Ainda de acordo com o bispo, a presidência do Celam também apresentou a situação da América Latina, onde, “há mudanças com uma tendência a uma retomada de políticas mais liberais”, enfatizou.

Sobre a atual situação do Brasil, Dom Belisário disse que o Papa demonstrou preocupação. “Eu pessoalmente falei a ele que a nossa esperança é que esta fase seja superada e falei também sobre a CNBB, que nós estamos produzindo alguns pequenos textos de estudos importantes, com assessoria muito competente, sobre o que nós devemos pensar do Brasil, como pensar o Brasil. E uma das conclusões às quais nós chegamos é que nós precisamos urgentemente de uma reforma eleitoral profunda, porque da maneira que estamos agora, não temos capacidade eleitoral de superar essas grandes questões. Temos que discutir toda a questão das campanhas eleitorais, da escolha dos nossos dirigentes e também sobre a maneira como se exerce o poder no Brasil”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo