Entre as atividades, dirigentes do Conselho Episcopal Latino-americano terão encontro com o Papa Francisco
Da Redação, com Rádio Vaticano
Começa, nesta segunda-feira, 19, a visita anual da Presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) ao Papa e à Santa Sé.
Na presidência, guiada pelo mexicano Dom Carlos Aguiar Retes, há um brasileiro: Dom Dimas Lara Barbosa, bispo de Campo Grande e segundo vice-presidente do CELAM.
O programa prevê uma série de encontros, entre eles a audiência com o Papa Francisco, na sexta-feira, 23 de maio.
O primeiro compromisso, na terça-feira, será com o prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet. Na parte da tarde, a pedido da presidência do CELAM, haverá uma reunião com diversas personalidades latino-americanas. Na ocasião, Dom Aguiar Retes apresentará algumas reflexões e preocupações pastorais do episcopado latino-americano relativas às questões do desenvolvimento, da integração e da paz na região.
No dia seguinte, será a vez da Congregação para o Clero. Na quinta-feira, 22, o dia será dedicado a visitas e diálogos na Congregação para a Doutrina da Fé, Pontifício Conselho para a Cultura e no Pontifício Conselho para a Família.
Na segunda-feira, 26 de maio, será a vez da Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais e, no dia seguinte, o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
A delegação do CELAM visitará ainda o Sínodo dos Bispos, a Conferência Episcopal Italiana e outras instituições católicas romanas. Uma coletiva de imprensa conclusiva será realizada em 28 de maio, na sede da Rádio Vaticano.
Todos os anos, o CELAM apresenta, aos diversos dicastérios, as iniciativas, os projetos e as preocupações pastorais da Igreja latino-americana, com especial atenção às sugestões do magistério do Papa.