window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Comissão para América Latina

Presidência do CELAM está no Vaticano

Desde ontem, 6, se encontra no Vaticano a presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). O presidente do CELAM, Dom Raymundo Damasceno Assis, e o secretário-geral, Dom Victor Sanchez Espinosa, foram convidados para participar da celebração pelos 50 anos de fundação da Pontifícia Comissão para América Latina (CAL).

Ontem, a presidência do CELAM foi recebida pelo vice-presidente da CAL, Dom José Octavio Ruiz Arenas, para o qual entregou o plano global do CELAM para o quadriênio 2007/ 2011.

A presidência também foi recebida pelo substituto dos assuntos gerais da Secretaria de Estado, Dom Fernando Filoni, e pelo presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Stanislaw Rylco. Possivelmente, Dom Raymundo e Dom Sanchez Espinosa serão recebidos em audiência pelo Papa Bento XVI.

A presidência do CELAM está aproveitando a visita para contatar diferentes entidades da Santa Sé para entregar informações sobre a Missão Continental, que terá início em 17 de agosto durante o Congresso Missionário Americano (CAM3), na cidade equatoriana de Quito.

Na sexta-feira, os 50 anos da CAL serão celebrados em concomitância com os 25 anos da declaração, por parte de João Paulo II, de Santo Turíbio de Mogrovejo como padroeiro do Episcopado Latino-americano.

A Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) foi criada pelo Papa Pio XII em 21 de abril de 1958.

Em novembro de 1963, o Papa Paulo VI instituiu o conselho-geral da CAL a fim de fazer da instituição uma sede para estudo dos temas e dos problemas de maior importância para a região latino-americana e para propor oportunas sugestões.

João Paulo II, com um Motu proprio (de sua iniciativa própria), confiou à CAL, entre outras coisas, a tarefa de "ajudar de maneira eficaz e com os meios pastoralmente mais oportunos o Conselho Episcopal Latino-americano".

A CAL é presidida pelo prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Re.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo