window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Natal

Presépio no Vaticano reproduz fielmente o ambiente da Palestina

O Papa Bento XVI disse durante este Advento que “construir o presépio é um modo eficaz de apresentar a fé” e, no Vaticano, essa convicção está profundamente enraizada.

Pela 24ª vez, a Praça de São Pedro vai abrigar, junto ao obelisco e à majestosa árvore de Natal, um presépio com 440 metros quadrados, que reproduz o mais fielmente possível o ambiente da Palestina.

A reprodução do nascimento de Jesus Cristo será inaugurada oficialmente no dia 24 de Dezembro, podendo ser visto desde qualquer local da Praça e mesmo desde a Via da Conciliação, a grande avenida que ali desemboca.

A tradição do presépio e da Árvore de Natal no centro das colunas de Bernini atrai milhares de visitantes, dando continuidade à ideia implementada em 1982 pelo papa João Paulo II.

“O conjunto figurativo e a arquitetura da cena trazem consigo a paisagem típica da Palestina e dos Lugares Santos”, explica Massimo Stroppa, diretor dos Serviços técnicos do Vaticano.

Na cena podemos observar momentos da vida quotidiana e vários símbolos cristãos, como a água – manancial da vida – e o fogo – símbolo de Cristo, luz do mundo. Um total de 17 personagens aparecem neste presépio. Delas, nove figuras são originárias de um presépio de 1842, colocada por São Vincenzo Pallotti na igreja romana de San Andrea della Valle.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo