Natividade de Belém

Presépio e árvore de Natal do Vaticano será doado a Belém

O Cardeal Giuseppe Bertello anunciou que o Papa Francisco dispôs que, depois do Natal, a obra seja doada à Igreja da Natividade de Belém

Da redação, com Agência Ecclesia

O Presépio e a árvore de Natal presentes na Praça de São Pedro, na cidade do Vaticano, será doado à Igreja da Natividade de Belém. O presépio é uma oferta da arquidiocese e da Província Autônoma de Trento, na Itália, em parceria com a Associação Amigos do Presépio de Tesero.

O Cardeal Giuseppe Bertello, que preside o governo do Estado do Vaticano, anunciou que “o Papa dispôs que, depois do Natal, a obra seja doada à Igreja da Natividade de Belém”.

A representação do nascimento de Jesus reproduz as típicas construções rurais da região italiana e é composta por 24 figuras de tamanho natural, em madeira esculpida e pintada.
A Natividade inclui as figuras de Maria, José e o Menino Jesus no centro do cenário, além dos três magos que chegam para a adoração.

O Cardeal mencionou ainda a cena da Misericórdia retratada no presépio, em “que um homem ajuda um idoso”, e lembrou que o Papa Francisco vê neste gesto o espírito de Natal.

A árvore de Natal foi este ano oferecida pela região alemã da Baviera. É um abeto vermelho de 32 metros, reduzido para 25 a fim de poder ser transportado até ao Vaticano. Antes de ser acesa a árvore, o Cardeal Giuseppe Bertello, recordou que a iniciativa da árvore e do presépio na Praça São Pedro nasceu há 33 anos de uma ideia de São João Paulo II.

O presépio e a árvore de Natal que decoram anualmente a Praça de São Pedro chegaram este ano mais cedo em 2015, por causa do Jubileu da Misericórdia e contam com decorações feitas por crianças em tratamento oncológico.

Na árvore de Natal estão trabalhos em barro criados por crianças tratadas em unidades oncológicas de vários hospitais italianos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo