Com frei Cantalamessa

Pregações do Advento começam em 2 de dezembro no Vaticano

Reflexões serão conduzidas, na presença do Papa Francisco, pelo Frei Raniero Cantalamessa

Da Redação, com Rádio Vaticano

“Bebamos, sóbrios, a embriaguez do Espírito” é o tema das quatro meditações que o pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa, fará no período do Advento, na presença do Papa Francisco. As reflexões são sempre às sextas-feiras, começando em 2 de dezembro, na capela Redemptores Mater, no palácio apostólico.

“Na reflexão teológica – sublinha o religioso explicando a escolha do tema – se afirma cada vez mais o que é chamada ‘a teologia do terceiro artigo’, isto é, o artigo do Credo sobre o Espírito Santo”, diz Cantalamessa.

Frei Raniero explica ainda que se trata-se de uma corrente que não pretende substituir-se à teologia tradicional, mas sim caminhar ao lado dela e vivificá-la, propondo fazer do Espírito Santo não apenas o objeto do Tratado que lhe diz respeito, mas, por assim dizer, a atmosfera em que se desenvolve toda a vida da Igreja e, em particular, cada pesquisa teológica.

“Nesta linha – conclui o capuchinho – as meditações do Advento são destinadas a refletir sobre o Espírito Santo como a novidade teológica e espiritual mais importante do pós-concilio e a principal fonte de esperança da Igreja”.

Foram convidados a participar das quatro pregações, que terão início às 9 horas, os cardeais, os arcebispos e os bispos, os secretários de congregações, os prelados da Cúria Romana e do Vicariato de Roma, os superiores gerais e os promotores das ordens religiosas que fazem parte da Capela Pontifícia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo