Para o Papa e a Cúria

Pregações da Quaresma no Vaticano começam em 27 de fevereiro

Reflexões serão sobre a relação entre Igrejas do Oriente e Ocidente; como de costume, a pregação será feita por Frei Raniero Cantalamessa

Rádio Vaticano

As pregações da Quaresma do Frei Raniero Cantalamessa para o Papa Francisco e a Cúria Romana na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano, terão início na sexta-feira, 27, às 9 h (hora local, 5h em Brasília). O tema, conforme adiantou o jornal vaticano L’Osservatore Romano, será “Dois pulmões, um só respiro. Oriente e Ocidente unidos na profissão da mesma fé”.

A escolha do tema, segundo Frei Raniero, foi inspirada na recente visita do Papa Francisco ao Patriarca Ortodoxo Bartolomeu I e no convite para partilhar em plenitude a fé comum à ortodoxia e à Igreja Católica.

Após uma meditação introdutiva sobre o sentido da Quaresma, a pregação buscará mostrar o acordo de fundo ou a complementaridade das duas tradições sobre alguns dos grandes mistérios da fé: a Trindade, a pessoa de Cristo, o Espírito Santo e a doutrina da Salvação.

No esforço em promover a unidade entre os cristãos, observou o frei capuchinho, tem prevalecido até agora uma linha que visa, primeiramente, resolver as diferenças e, depois, partilhar as coisas comuns. Hoje, pelo contrário, assiste-se a um colapso desta perspectiva, graças ao qual também as diferenças, ao invés de aparecerem como erros do outro, resultam como um enriquecimento das próprias posições.

Poderão participar das pregações cardeais, arcebispos, bispos, prelados da Família Pontifícia, da Cúria Romana e do Vicariato de Roma, bem como os Superiores Gerais e os Procuradores das Ordens Religiosas que fazem parte da Capela Pontifícia. As pregações, que começam dia 27, serão realizadas em todas as sextas-feiras da Quaresma, nos dias 6, 13, 20 e 27 de março.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo