Itália

Prefeitos comentam visita do Papa a cidades atingidas por tremor

O Papa Francisco visitou as cidades de Amatrice e Accumoli, ambas atingidas por um terremoto em agosto deste ano

Da redação, com Rádio Vaticano

 

“Esta foi a visita mais forte do ponto de vista emocional. Como eu disse no dia das exéquias: a nossa fé nos ensina, nos transmite esperança. Temos a certeza de que depois da morte existe uma vida. Por isso, a mensagem extraordinária é que, depois da morte que nós tivemos, a visita do Papa representa a vida, aquela que virá: Voltaremos a viver em nossas casas, em nossos lugares”. Foi o que disse o prefeito de Amatrice, Sergio Pirozzi, ao comentar a visita do Papa Francisco à cidade nesta terça-feira, 4.

 

Leia também:
.: Terremoto: Papa visita Pescara e Arquata del Tronto

Amatrice foi atingida por um terremoto de 6 graus na escala Richter, no último dia 24 de agosto. O tremor deixou centenas de mortos e, ainda hoje, cerca de 4 mil pessoas vivem acampadas em tendas instaladas pela Defesa Civil.

Para o prefeito, o gesto mais bonito do Papa foi seu abraço, “testemunho de uma proximidade extraordinária não somente física, mas sobretudo emocional”. “Agradeço ao Papa porque eu vi nos olhos do meu povo a esperança e não há coisa mais bela que essa!”, disse.

Já o Prefeito de Accumoli, Stefano Petrucci, que acompanhou o Pontífice em sua visita ao que restou dessa cidade, disse que depois de uma “desgraça desse tipo”, ter a presença do Papa Francisco é “um ponto de força” para a população.

Petrucci informou que a comunidade, cerca de 250 pessoas, se encontra em San Benedetto del Tronto: famílias com crianças, jovens e avós. Outras 350 pessoas se utilizam da contribuição e se arranjaram por conta própria na casa de parentes, pagando aluguel ou de outra forma.

“Aqui [em Accumoli] permaneceram cerca de 50 pessoas que trabalham nas atividades agrícolas e na criação de animais. Agora, devemos ajudá-las, pois ainda vivem numa condição de desconforto, pois os containers de uso familiar ainda não foram entregues e chegarão daqui a uma semana. Atualmente, estão na casa de amigos que possuem casas habitáveis ou em motorhome”, disse o prefeito.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo