Realiza-se no sábado, 23, em Leiria, Portugal, a 11ª Jornada do Voluntariado Missionário, que abordará o tema da luta contra a pobreza e a exclusão social.
A iniciativa promovida pela Fundação Evangelização e Cultura (FEC), com o apoio do Grupo Missionário Ondjoyetu e do município de Leiria, tem como slogan "Contra a pobreza, você pode fazer a diferença".
A conferência de abertura será sobre o tema "Promover o desenvolvimento humano: da realidade local à realidade global". Com a finalidade de motivar os participantes a agirem contra a pobreza, serão apresentados alguns projetos promovidos por Anistia Internacional, CAIS, Jesuit Refugee Service (Serviço Jesuíta para Refugiados) e pela Caritas Diocesana de Leiria.
Neste ano, celebra-se o Ano Europeu contra a pobreza e a exclusão social e se festejam os 10 anos da Declaração do Milênio das Nações Unidas sobre a luta contra a pobreza extrema. "Dois exemplos de iniciativas que requerem uma ação conjunta, em comunhão, pelo mesmo objetivo: o desenvolvimento humano integral", afirma a FEC. Num mundo sempre mais interdependente, o grande desafio à globalização é transformar justamente esta interdependência em interação. De modo que esta mudança se realize no âmbito global, a transformação deve acontecer antes em nível local e pessoal.
João Paulo II afirmava que "todos somos realmente responsáveis por todos". "Esta é uma meta que deveria ser permanente: cada um se empenhe para que toda a humanidade possa viver em permanente relação solidária, onde todos são responsáveis por todos", conclui a FEC.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com