Ordem de São João de Deus

Portugal inaugura museu sobre história da psiquiatria

Em Portugal, a história da psiquiatria é contada em forma de museu, inaugurado na Casa de Saúde da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, um santo português que trazia por carisma o trabalho com doentes mentais.

A Casa de Saúde do Telhal, no Conselho de Sintra, esteve em festa de inauguração do Museu São João de Deus – Psiquiatria e História. A cerimônia de inauguração teve início com a celebração da Santa Missa, nesse dia que a liturgia celebra São João de Deus (um santo português), e foi presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom José da Silva Policarpo, pelo Núncio Apostólico em Portugal, Dom Rino Passigato, e pelo Reverendo Frei Donatus Forkan, superior geral da Ordem.

Logo após a Missa, o museu foi aberto e apresentado para alguma autoridades eclesiais e civis, entre eles o Cardeal Patriarca, o Núncio Apostólico e o presidente da Câmara de Sintra.

A galeria de exposição permanente compreende o período desde da restauração da Ordem Hospitaleira em Portugal, em 1890, até os nossos dias. Essa exposição documenta a história dos cuidados psquiátricos em Portugal, sendo protagonistas os irmãos de São joão de Deus e seus colaboradores, além das pessoas assistidas nos centros e suas famílias.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo