Portugal despede-se das relíquias de Santa Teresinha

ZENIT.org

As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus partiram esta quinta-feira do aeroporto do Funchal rumo à cidade de Lisieux, na França. Milhares de fiéis reuniram-se em torno da arca-relicário que as transportou, em momentos de oração, de celebração e de emoção, segundo informa Agência Ecclesia.

A iniciativa foi desenhada pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) como um momento para «revigorar o sentimento religioso cristão». As relíquias peregrinaram por todas as dioceses de Portugal, desde 28 de outubro.

No final da visita, os bispos portugueses consideram que os objetivos estabelecidos para esta visita foram cumpridos e que as expectativas foram mesmo excedidas. A CEP irá agora analisar a dimensão que as iniciativas ligadas a esta visita atingiram, com uma surpreendente adesão em todas as dioceses portugueses.

O Carmelita Pe. Agostinho Leal, encarregado de acompanhar as relíquias e conduzi-las pelas Dioceses de Portugal, confessou que a sensação é de “espanto e admiração”, porque o acolhimento às relíquias ultrapassou qualquer previsão.

A devoção a Santa Teresinha em Portugal está muito enraizada, como se pôde agora constatar mais uma vez, e o Pe. Agostinho Leal indica que «ela não é uma Santa que esteja nos altares, como muitos outros, mas no coração da gente».

Agora as relíquias voltam a Lisieux, de onde partirão proximamente rumo à Costa do Marfim. O regresso à França será acompanhado por um grupo de 80 peregrinos portugueses, que partem hoje de Lisboa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo