As ações de Bento XVI ao longo deste ano foram "uma contribuição para a paz e a harmonia entre os povos, não obstante a grave crise econômica", disse o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, em entrevista à Rádio Vaticano.
De acordo com Padre Lombardi, durante este ano o Papa esteve "em perfeita sintonia com o anúncio da fé cristã, com um magistério de nível extraordinário e também como afirmação dos valores essenciais em relação ao bem da humanidade".
" Exemplo disso foi a visita que o Papa fez aos Estados Unidos e à ONU; a Jornada Mundial com os jovens na Austrália; o encontro com o Patriarca Bartolomeu I no Sínodo dos Bispos; encontros ecumênicos e inter-religiosos; Ano Paulino; defesa dos direitos humanos e dos cristãos perseguidos no mundo; situação na Índia e no Oriente Médio", elencou.
Para 2009, Padre Lombardi destaca que ficará mais evidente "a atenção que o Papa e a Igreja nutrem pelo continente africano, onde os povos sofrem por situações políticas, de pobreza e de fome".
Segundo ele, os "assustadores massacres" ocorridos no continente e a situação das pessoas que vivem o problema da fome, como no Zimbabwe.
A única viagem internacional do Papa confirmada para o próximo ano está marcada para Março, com passagens por Camarões e Angola.
Leia mais
.: Mais de dois milhões de peregrinos com o Papa em 2008
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com