Ano Santo

Porta Santa será aberta em Lampedusa no Dia do Migrante e Refugiado

Ilha italiana de Lampedusa é porta de entrada de milhares de migrantes e refugiados; foi o destino da primeira viagem do Papa Francisco

Da Redação, com Rádio Vaticano

Lampedusa, ilha italiana que é porta de entrada de milhares de migrantes e refugiados, não ficará alheia ao Ano Jubilar. Neste sábado, 16, o arcebispo de Agrigento, Cardeal Francesco Montenegro, presidirá a celebração das Vésperas e abrirá a Porta Santa no Santuário de Nossa Senhora de Porto Salvo. A ilha foi o destino da primeira viagem do Papa Francisco, em 8 de julho de 2013.

No domingo, dia 17, quando se celebra o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, serão realizados os eventos mais intensos, envolvendo os refugiados que fogem da guerra, arriscando suas vidas na travessia do Mediterrâneo em busca de uma nova esperança. Às 9h30min, será realizado um momento de oração e reflexão sobre o tema da Jornada – “Migrantes e refugiados nos interpelam. A resposta do Evangelho da Misericórdia – diante da “Porta da Europa”, o monumento dedicado à memória dos migrantes mortos no mar.

Leia também
.: Lampedusa: Papa pede solidariedade com imigrantes

Não será uma surpresa se neste local o Cardeal Montenegro abrir uma segunda Porta Santa, totalmente fora dos moldes conhecidos, pois não será o acesso a uma igreja, mas um portal de esperança para um destino melhor, uma memória por quem perdeu a vida na rota da esperança.

Por fim, às 11 horas, na Paróquia de São Gerlando, será celebrada uma Missa presidida pelo Cardeal Montenegro, ocasião em que será entregue à comunidade de Lampedusa o presente do Papa Francisco: o grande crucifixo feito de remos pelo artista cubano Kcho. O Santo Padre recebeu a obra do Presidente cubano Raúl Castro, por ocasião da sua visita apostólica à Ilha em setembro passado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo