Dados da UNICEF

População mundial: 31% é de crianças e adolescentes

Relatório da UNICEF apresenta a situação das crianças no mundo. Cerca de 15 % dos menores são forçados ao trabalho e não têm acesso à escola

Da Redação, com UNICEF

População mundial 31 é de crianças e adolescentesA organização das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, divulgou nessa quinta-feira, 30, um relatório sobre o número e situação das crianças em todo o mundo. O último relatório havia sido publicado em 1990.

“No mundo são 2,2 bilhões de crianças e adolescentes, que representam 31% da população mundial,  contá-los os torna visíveis, e identificá-los permite responder às suas necessidades e promover os seus direitos por meio de maiores empenhos e inovações”, declara o presidente da instituição na Itália, Giacomo Guerrera.

O Relatório apresenta melhoria na alimentação, revelando um crescimento de 37% em nutrição nos últimos 13 anos. O acesso a escola primária alcançou 81%  em escala mundial. Nos anos 90, apenas 53% das crianças recebiam educação escolar.

As estatísticas do Relatório mostram também as graves violações dos direitos das crianças. Em 2012, mais de seis  milhões de crianças menores de cinco anos morreram de causas evitáveis, sendo 18 mil mortes por dia.

A pesquisa revela que 15% das crianças são forçadas ao trabalho, tendo os direitos à educação e  lazer violados. Cerca de  11% das jovens mulheres casaram-se antes dos 15 anos, correndo sérios riscos de saúde.

“Os dados têm uma importância crucial porque tornam possíveis as acções necessárias para salvar e melhorar a vida de milhões de crianças, sobretudo as mais pobres”, afirma a responsável pelo departamento de  Dados e Análise da UNICEF, Tessa Wardlaw.

Giacomo Guerrera afirma que a publicação do documento é importante para conscientizar as autoridades e a opnião  pública,  a fim de realizar uma mudança positiva para as crianças.

“Por si só, os dados não podem mudar o mundo. Mas tornam possível a mudança, identificando as necessidades, apoiando os direitos e medindo os progressos”, declara o presidente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo