O Pontifício Conselho para a Cultura está completando 30 anos. Para comemorar a data, o organismo organizou uma Jornada de Estudo sobre a “Pastoral das culturas: trabalho criativo permanente”, no dia 12 de junho, em Roma.
A Jornada será presidida pelo atual presidente do Pontifício Conselho, Cardeal Gianfranco Ravasi, com a participação do Cardeal Paul Poupard e Cardeal Franc Rodé, presidentes eméritos. O evento será dividido entre passado, presente e futuro do Pontifício Conselho, com a apresentação inclusive de um DVD.
O Pontifício Conselho para a Cultura foi criado em 1982 pelo Papa João Paulo II para, entre outras finalidades, “testemunhar, diante da Igreja e do mundo, o profundo interesse que a Santa Sé nutre pelo progresso da cultura e do diálogo fecundo das culturas, como também por seu benéfico encontro com o Evangelho”.
“Desde o início do meu pontificado, considerei que o diálogo da Igreja com as culturas do nosso tempo fosse um campo vital, no qual está em jogo o destino do mundo neste final do século XX”, escrevia João Paulo II na carta de fundação do Pontifício Conselho para a Cultura, datada de 20 de maio de 1982.