O Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes escreveu uma mensagem para o 30° Dia Mundial do Turismo, que vai se realizar no próximo dia 27 de setembro.
O organismo vaticano ressalta no texto que o turismo oferece ocasiões de diálogo e conhecimento e não pode prescindir da ética da responsabilidade e do respeito pela diversidade. Com o tema "O turismo, celebração da diversidade", o evento pretende ressaltar que o turismo é um convite a não se fechar na própria cultura, mas a se abrir às outras e confrontar com diferentes maneiras de viver e pensar".
Segundo a mensagem, a diversidade é um fator positivo e não impede as culturas e as religiões de se aproximarem cada vez mais fazendo brotar um autêntico desejo de paz. Infelizmente existem ainda hoje "incompreensões e preconceitos profundamente arraigados que levantam barreiras e alimentam divisões", afirma o documento.
A mensagem do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes ressalta que é urgente o compromisso de transformar a discriminação, a xenofobia e a intolerância, em aceitação, percorrendo os caminhos do respeito e do diálogo construtivo. Nesse contexto, a Igreja tem a importante tarefa, seguindo a convicção de Paulo VI na Encíclica "Ecclesiam suam", de dialogar com o mundo.
Segundo o organismo da Santa Sé o turismo pode ser cristão e ajudar na cooperação entre os povos. A diversidade se fundamenta no mistério de Deus, princípio de união entre as diversidades. "Contemplando a diversidade, o homem descobre os traços de Deus, Criador da multiplicidade e se aproxima da infinita grandeza do Criador", conclui a mensagem.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com