window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Polônia

Poloneses votam em apertado segundo turno presidencial

Os poloneses votam neste domingo no segundo turno da eleição presidencial, que ajudará a decidir a velocidade e a abrangência das reformas econômicas e que dará o tom das relações do país com a União Européia (UE) e com a Rússia.

A eleição foi convocada depois que o presidente Lech Kaczynski e muitas outras autoridades morreram num acidente aéreo na Rússia em 10 de abril.

Na votação, se enfrentam Jaroslaw Kaczynski, irmão gêmeo do presidente morto, e Bronislaw Komorowski, candidato de centro, da situação. Jaroslaw é um líder da oposição de direita, que não confia na UE.

A maioria das pesquisas apontam a vitória de Komorowski, que, presidente do Parlamento, se tornou presidente em exercício do país depois da morte de Lech Kaczynski.

No entanto, as pesquisas costumam subestimar o apoio popular a Jaroslaw Kaczynski, que se aproximou do candidato de situação nas últimas sondagens e que no primeiro turno ficou a cinco pontos percentuais de Komorowski.

Os mercados financeiros apóiam Komorowski, esperam que ele trabalhe com o primeiro-ministro Donald Tusk e as políticas de livre-mercado do premiê, que luta contra o déficit e tenta reativar a frágil economia.

Contudo, a fé católica de Kaczynski, a sua oposição a cortes de gastos, a privatizações e a sua desconfiança em relação ao grande capital, à burocracia da UE e à Rússia têm apelo entre os poloneses, principalmente entre os mais velhos e os mais pobres.

"Voto em Kacyznski porque ele é honesto, patriota e fará o melhor para a Polônia", disse o aposentado Ryszard Krysztofik, 80 anos, depois de votar.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo