Vaticano

Polícia apreende falsos pergaminhos com Bênção Apostólica

Nos pergaminhos falsificados estavam impressos, entre outros, a imagem do Papa Francisco e os brasões falsificados do Estado do Vaticano

Da redação, com News.va

Uma ação dos fiscais financeiros do Comando da Província de Roma, em coordenação com a Gendarmaria vaticana, apreendeu mais de 3,5 mil falsos pergaminhos, num valor aproximado de 70 mil euros. A fraude foi arquitetada em vista do Jubileu da Misericórdia.

Nos pergaminhos falsificados estavam impressos, entre outros, a imagem do Papa Francisco e os brasões falsificados do Estado do Vaticano. Aos peregrinos desavisados, era pedido para que preenchessem um falso módulo para o “pedido da Bênção Apostólica”. O local onde eram impressos os falsos documentos ficava a poucos metros da Basílica de São Pedro. O responsável foi denunciado.

De acordo com a Santa Sé, somente a Esmolaria emite pergaminhos com a Bênção Apostólica. O organismo tem a missão de realizar a caridade pelos pobres, em nome do Pontífice. Ainda segundo o Vaticano, todas as entradas da Esmolaria Apostólica, sobretudo as ofertas pegas pelas Bênçãos, são usadas para as obras de caridade do Santo Padre.

Como obter a Bênção Apostólica

É possível obter a Bênção Apostólica em pergaminho dirigindo-se pessoalmente ao Escritório da Esmolaria Apostólica dentro da Cidade do Vaticano. O acesso é pela Porta Sant’Ana (à direita das Colunatas de Bernini) e a abertura é de segunda à sábado, das 8h30 às 13h30. Também é possível fazer os pedidos pelo correio.

Informações sobre os pergaminhos

Para se obter a Bênção Apostólica em pergaminho é necessário preencher um formulário que pode ser baixado no site da Esmolaria. No pedido, entre outros, devem ser fornecidas algumas informações, como o nome e sobrenome de quem pede e o motivo para a bênção (casamento, primeira comunhão, crisma, ordenação sacerdotal, etc.). Para algumas ocasiões particulares é pedido o “nulla osta” do Pároco ou de outro eclesiástico. Entre o pedido e a entrega da Bênção é necessário cerca de um mês.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo