Incêndio florestal se propagou rapidamente no sábado e levou governador a declarar estado de emergência
Da Redação, com Reuters
Um incêndio florestal de grandes proporções, que atinge o Parque Nacional de Klamath, no norte do estado americano da Califórnia, já obrigou a retirada de 2 mil pessoas de suas casas, neste domingo, 31, na cidade de Yreka.
As chamas começaram na última sexta-feira e se propagaram rapidamente no sábado, impulsionadas pela ação do vento e de descargas elétricas. As altas temperaturas também dificultam os esforços de combate ao fogo.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência no condado de Siskiyou, durante o fim de semana, o que permite recursos adicionais para ajudar na resposta ao incêndio, que é considerado o mais devastador deste ano.
As estimativas sobre a contenção do McKinney, como o incêndio passou a ser chamado pelas autoridades, ainda não foram disponibilizadas.
Inundações no Kentucky
A Califórnia não é o único estado americano atingido por desastres naturais no momento. No Kentucky, pelo menos 26 pessoas, incluindo crianças, morreram em inundações desencadeadas por chuvas torrenciais no leste do estado, neste final de semana. E o número de vítimas deve ser ainda maior. O governador Andy Beshear afirmou neste domingo, 31, que as autoridades esperam continuar encontrando corpos que foram levados pelas enchentes. Beshear declarou uma emergência e descreveu o desastre como “um dos piores e mais devastadores eventos de inundação” na história do Kentucky .
As inundações foram o segundo grande desastre nacional a atingir o estado em sete meses, após uma série de tornados que matou quase 80 pessoas em dezembro.