Intolerância religiosa

Perseguição aos cristãos está se estendendo por toda a Índia

A violência contra os cristãos em Orissa está se estendendo para outros Estados da Federação indiana. O alarme chega agora do Estado de Karnataka, no Sudoeste do país, onde domingo, dia 14 de setembro, ativistas radicais hindus ligados à rede de ”Bajrang Dal” atacaram 15 edifícios, entre os quais igrejas, lugares de culto e instituições cristãs, muitas deles pertencentes à Igreja católica.

Leia mais
.: Itália celebra hoje Dia de Solidariedade aos Cristãos na Índia
.: Corte Suprema interfere para conter violência na Índia
.: Porta-voz classifica ataque aos cristãos como maior dos últimos anos

O cardeal Varkey Vithayathil, Presidente da Conferência episcopal, condenou duramente os novos episódios de violência afirmando: “Os ataques contra os cristãos são manifestações de uma crescente intolerância de alguns setores da sociedade que continuam a desafiar os direitos constitucionais garantidos aos cidadãos desta nação. Pedimos a eles que desistam de tais provocações contra as minorias religiosas na Índia e utilizem o caminho do diálogo e do respeito pelos outros para o confronto sobre toda questão de natureza política, social ou religiosa”.

Os bispos reafirmaram ainda a sua posição contra toda forma de violência que mina a convivência civil, apelando a todos os cidadãos da Índia: “Como nação não podemos permitir sermos sugados pelo redemoinho dos instintos primitivos de conflito e destruição. A comunidade cristã vive na Índia de modo pacífico, também neste momento, em que é submetida a provocações e violências”.

“Este comportamento, afirma ainda a Igreja indiana, não deve ser interpretado como fraqueza, mas como uma opção preferencial baseada nos princípios do viver civil. A comunidade cristã continua com os seus serviços em todos os setores da sociedade indiana, sem alguma discriminação. Entretanto acusações infundadas de conversões fraudulentas são feitas por aqueles que desejam a polarização social com base no credo religioso”.

“Nós, como cidadãos responsáveis, não sucumbiremos a esta estratégia da divisão, mas continuaremos a trabalhar, no espírito de Cristo, nosso mestre, pela unidade, a integridade e o progresso da nação”.

Os bispos condenaram também os recentes atentados terroristas perpetrados em alguns mercados e ruas de Nova Delhi, que provocaram a morte de pelo menos 20 pessoas e ferimentos em mais de 100. Os atentados foram reivindicados pelo grupo militar dos “‘Mujaheddin Indianos”‘.

A Igreja expressou solidariedade às vítimas e seus pêsames às famílias dos que morreram, afirmando que “tais gestos covardes não têm nenhum respeito pela vida humana e pela sua sacralidade. Devemos derrotar todo nefasto desenho de tais elementos nocivos à sociedade”, lançando um apelo pela harmonia e a paz no país. Assegurando a oração dos cristãos pelas vítimas e por suas família, os bispos acrescentaram uma especial intenção de oração pela paz e a reconciliação social no país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo