Chile

Perfuradora T-130 paralisa atividades para reparos

A perfuradora T-130, que põe em prática o chamado Plano B para resgatar os 33 mineiros presos em uma mina no norte do Chile, permanecerá por 48 horas paralisada para reparos.  

"A máquina do Plano B está sendo mantida a 268 metros [de profundidade de escavação]. Houve problemas em um perno [do martelo] e serão necessárias cerca de 48 horas", disse o responsável pelas equipes de resgate, André Sougarret. 

Chamada de "a máquina milagrosa", a T-130 começou as atividades no domingo, 5,  e já havia perfurado 268 metros em sua primeira fase, de um total de 630 metros previstos. Já a outra máquina, a Strata 950, a primeira a iniciar as tarefas, atingira pouco mais de 110 metros, com dez dias de operações.

Há ainda uma terceira alternativa, o Plano C, que conta com uma torre de perfuração de 45 metros de altura, normalmente utilizada na exploração petrolífera. A sonda RIG 422, da empresa Precision Drilling, cujas partes são transportadas de Iquique a Copiapó, será instalada após a construção de um ladrilho de cimento de 60mx80m, que servirá de base para as operações.

Se tudo ocorrer dentro do planejado, as autoridades avaliam que o resgate poderá ser iniciado no fim de outubro ou começo de novembro.

Os mineiros ficaram bloqueados no último dia 5 de agosto em um refúgio da mina San José, localizada em Copiapó, na região de Atacama, a 700 metros de profundidade, após um deslizamento de terra. Eles foram localizados vivos após 17 dias de buscas. 

Atualmente, além de manter algum contato com os parentes, os 33 homens recebem auxílio de equipes médicas e das autoridades para que consigam superar o período de confinamento. 

Nos últimos dias, o presidente do país, Sebastián Piñera, reiterou que irá retirá-los antes das festas de fim de ano para que possam passar o Natal e o Ano Novo com seus familiares.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo