Dia de hoje será marcado por peregrinos de várias regiões de Portugal que vão a pé para o Santuário de Fátima
Da Redação, com Agência Ecclesia
O Santuário de Fátima divulgou, nesta segunda-feira, 12, que cerca de 35 mil peregrinos realizam, nestes dias, as tradicionais caminhadas até a Cova da Iria, por ocasião das comemorações de 13 de maio. Os fiéis fazem o trajeto a pé, de várias localidades de Portugal, até o Santuário de Fátima, para participar das celebrações.
“Os peregrinos vêm de todo o país e não só do norte, como era mais característico, vêm de forma mais organizada, acompanhados por guias ou por peregrinos com maior experiência na peregrinação a pé; muitos grupos são de centenas de pessoas”, informa a assessoria do Santuário.
Para receber os peregrinos, o Movimento da Mensagem de Fátima preparou 72 postos de acolhimento distribuídos pelos caminhos de Fátima, com mais de 1500 voluntários para auxiliar os fiéis.
A peregrinação deste ano tem como tema “Mãe do amor misericordioso” e encerra-se na terça-feira, 13, às 10h (horário local) com a Celebração Eucarística, bênção dos doentes, a consagração e “procissão do adeus”.
A celebrações recordam a primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, que ocorreu em maio de 1917. A abertura oficial será realizada nesta segunda-feira, 12, às 18h30 (horário local), com a presidência do Patriarca latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal.
“Virei apresentar a Nossa Senhora as súplicas dos seus filhos do Oriente Médio e as dos seus filhos de todo o mundo e, de um modo especial, pedir-lhe-ei pelas necessidades dos cristãos e de todos os habitantes da sua pátria: a Terra Santa. A todos vos peço para que rezem pela Terra de Jesus e de Maria”, adiantou o Patriarca.