Certificado responde ao pedido de vários peregrinos como forma de registrar mais dados sobre sua peregrinação
Da redação, com Gaudium Press
Por séculos, e através de uma arraigada tradição, os peregrinos que realizam ao menos 100 quilômetros a pé do Caminho de Santiago terão um certificado que atestará a realização de sua peregrinação com “A Compostela”, um documento que outorgam as autoridades eclesiásticas.
Mas desde o ano passado também é possível adquirir o “Certificado de Distância” que inclui informação mais detalhada dos quilômetros percorridos por cada peregrino.
De acordo com o Atendimento ao Peregrino, este certificado responde ao desejo que muitos peregrinos expressavam para que ficassem registrados mais dados de sua peregrinação. Desta maneira, no certificado se incluem dados adicionais, como o dia e ponto de início, o total de quilômetros realizados, o dia da chegada e a rota que tomou o peregrino.
O certificado, que pode ser solicitado inclusive por aqueles que no passado realizaram o Caminho, possui um formato maior que “A Compostela”, vem impresso em papel de pergaminho e ornamentado com uma miniatura e uma frase em latim, que procedem do Códice Calixtino.
Como é um documento adicional à tradicional Compostela, que não tem nenhum custo, o Certificado de Distância custa 3 euros, com o qual se contribui para os serviços de acolhida do peregrino que se realiza a partir da Catedral de Compostela.
O Caminho de Santiago, conhecido como “Primeiro Itinerário Cultural Europeu”, e considerado Patrimônio da Humanidade, é uma das peregrinações cristãs mais antigas que nasceu com o descobrimento do túmulo do Apóstolo Santiago, discípulo de Jesus responsável pela Evangelização da Espanha.
São várias as rotas que conduzem à Santiago de Compostela: Caminho Francês, Caminho do Norte, Caminho Primitivo, Caminho Inglês, Caminho Português e Via da Prata, sendo o Francês um dos mais populares.
Para conseguir “A Compostela” o peregrino deve cumprir vários requisitos: realizar o Caminho por motivos religiosos ou espirituais, ou, ao menos, em atitude de busca; realizar a pé ou a cavalo os últimos 100 quilômetros até o sepulcro do Apóstolo Santiago, os últimos 200 em bicicleta; e reunir selos duas vezes por dia -no ponto de início e de finalização de cada etapa- dos lugares pelos quais se passou com a “Credencial do Peregrino”, que é o certificado da passagem.
“O Capítulo desta Santa Apostólica e Metropolitana Igreja Catedral Compostelana custodiou do selo do Altar de Santiago Apóstolo, a todos os Fiéis e peregrinos que chegam a partir de qualquer parte do Orbe da Terra com atitude de devoção ou por causa de voto ou promessa peregrinem até o Túmulo do Apóstolo, Nosso Padroeiro e Protetor das Espanhas, acredita ante todos os que observem este documento que (Nome do Peregrino) visitou devotamente este sacratíssimo Templo com sentido cristão (pietatis causa)”, diz o texto de “A Compostela”.
Durante o ano de 2014 mais de 237 mil pessoas realizaram o Caminho de Santiago, a maioria delas estrangeiras.
Os pedidos para o “Certificado de Distância” podem ser feitos através do email: certificadodedistancia@catedraldesantiago.es.