window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Aventura de fé

Peregrino pretende caminhar dez meses rumo à Terra Santa

O peregrino Amaro Franco parte amanhã dacidade de Braga rumo a Jerusalém, numa longa peregrinação, que deve durar entre nove a dez meses. Caso não haja grandes acidentes de percurso, este peregrino acredita chegar à Terra Santa algures em Julho do próximo ano.

Os preparativos estão feitos e a longa caminhada de Amaro Franco começa amanhã por volta das 9h00, após à missa "Benção do Peregrino, na Sé. Durante esta longa epopeia, que começou a ser preparada há cerca de dois meses, o caminhante bracarense, ex-presidente da Associação Espaço Jacobeus, vai passar por 14 países e fará cerca de 8 mil quilômetros. O destino inicial será Santiago de Compostela (onde já foi diversas vezes desde 1992), passando por Valença, devendo chegar à capital da Galiza no dia 13.

Daí segue até Oviedo, depois Leon e Saint Jean Pied de Port, já em território francês. Este percurso será feito sempre pelos antigos caminhos de Santiago. Já em França, ponto “obrigatório” de passagem é Lourdes, onde Amaro Franco espera chegar no início de Dezembro, por altura das comemorações dos 150 anos das aparições de Nossa Senhora a Bernardete. De França, o peregrino português segue para Itália, com passagem por Roma e Vaticano e também Assis, cidade onde nasceu S. Francisco. A partir de Itália, Amaro Franco entra na fase menos conhecida da peregrinação, atravessando vários países da Europa central e da Ásia menor até chegar a Israel.

Assim, de acordo com as previsões feitas, a peregrinação atravessa Itália entre Janeiro e Março de 2008, seguindo- se a Eslovénia (Março), a Croácia (Março/Abril), a Sérvia (Abril/Maio), a Turquia (Maio/Junho), a Síria (Junho), o Líbano (Junho/Julho), a Jordânia (Julho) e finalmente Israel e a Palestina, onde Amaro Franco espera visitar os lugares ligados à cristandade não só de Jerusalém, mas também de Nazaré e Belém. O regresso a Portugal não será novamente a pé, mas também não será de avião. O peregrino tenciona regressar de barco, numa viagem de aproximadamente um mês

Uma aventura de 50 mil euros

Esta aventura solitária vai custar a Amaro Franco aproximadamente 50 mil euros. Para tal, o peregrino conta com o apoio de empresas da região e nacionais, mas também da Câmara Municipal de Braga, que ontem, através da vereadora da juventude, Palmira Maciel, reafirmou a disponibilidade para o ajudar.

Todos os particulares que pretendam ajudar podem fazê-lo com donativos para uma conta bancária com o seguinte NIB: 003507210001871830030. Quem pretender acompanhar e/ou escrever ao peregrino de Jerusalém pode consular o blogue: www.amarfranco.wordpress. com. Cônsul de Itália “apoia” viagem

A presença do cônsul de Itália no Porto, durante a apresentação desta rara peregrinação, que teve lugar ontem no convento do Montariol, em Braga. Amaro Franco convidou as entidades oficiais que o apoiam e todas as representações diplomáticas dos países por onde vai passar. De Itália teve uma resposta positiva, com Ângelo Arena a marcar presença na cerimônia de apresentação e a manifestar ao peregrino grande coragem para conseguir levar até ao fim esta epopeia.

Antes da apresentação material da peregrinação, o padre Augusto Vila Chã, assistente espiritual da Associação Espaço Jacobeus, fez uma breve preleção sobre peregrinação e sobre o historial do caminho de Santiago.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo