Diálogo inter-religioso

Pela primeira vez Rabino participa do Sínodo dos Bispos

Bento XVI convidou o Rabino Shear-Yashuv Cohen, membro da Comissão mista Israel-Vaticano, para fazer um pronunciamento durante os trabalhos Sinodais, que terão início no próximo dia 5 de outubro. O Rabino Cohen será o primeiro não-cristão a falar num sínodo de Bispos católicos. 

Leia mais
.: Saiba quais bispos brasileiros participarão do Sínodo
.:Bento XVI preside Missa de abertura no Sínodo dos Bispos

Para o Rabino Cohen, o convite revela a intenção da Igreja em prosseguir as doutrinas de João XXIII e João Paulo II. "Tal convite, representa uma mensagem de amor, coexistência e paz para as gerações futuras", disse ele.

Em Jerusalém, o Rabino Cohen declarou que "alguns rabinos radicais pensam que o diálogo inter-religioso seja simplesmente uma maneira de convencer os judeus a tornar-se cristãos. Eis porque se opuseram à minha intervenção no Sínodo".

"Entretanto, falar no Sínodo", acrescentou o rabino, "será uma ocasião para aproximar o dia em que todos os povos se reunirão todos juntos para dar graças a Deus. Apesar do passado de violência do mundo cristão, este convite, pode ser visto como uma declaração de respeito e coexistência com o judaísmo, como irmão mais velho do cristianismo". As raízes cristãs e judaicas são as mesmas.

Shear-Yashuv Cohen é descendente de 18 gerações de rabinos e estudantes de Sagrada Escritura. É capaz de recitar de cór a Torah, ou seja os primeiros cinco livros da Bíblia, desde os oito anos. Por vezes recebe em sua casa, em Jerusalém, grupos católicos que se interrogam sobre as Escrituras.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo