Agricultores e pecuaristas italianos preparam para esta quinta-feira, 17, um cenário diversificado nos arredores da Praça São Pedro. A ação é para comemorar a festividade do patrono dos animais e dos pecuaristas, Santo Antônio, abade, conhecido como Santo Antão e considerado o iniciador do monaquismo cristão.
A partir das 9h, na Praça São Pedro, haverá vacas, cabras, coelhos, ovelhas, galinhas, dentre outros, como mostra da produção agropecuária nacional. As comemorações serão abertas com a Santa Missa na basílica vaticana às 10h30, presidida pelo vigário geral de Sua Santidade para o estado da Cidade do Vaticano, Cardeal Angelo Comastri. Às 12h, haverá um desfile de cavalos e cavaleiros para serem abençoados solenemente.
Os membros da Associação Agropecuária Italiana (AIA) convidaram os proprietários de cachorros e gatos a levarem consigo seus animais de estimação, para que os veterinários da associação façam uma consulta gratuita.
A tradição de festejar Santo Antônio abade, fortemente enraizada no mundo rural, está muito difundida em todas as comunidades agrícolas italianas. “Representa um motivo de alegria que queremos compartilhar com as pessoas para testemunhar o papel ativo dos agricultores e pecuaristas dentro da sociedade”, afirmou o presidente da AIA, Nino Andena.