Vaticano

Pe. Federico Lombardi comenta sobre cirurgia do Papa

"A cirurgia foi a melhor solução para tratar a fratura no pulso direito de Bento XVI." Foi o que afirmou ontem o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, em entrevista à Rádio Vaticano.

"Acredito que se possa confiar plenamente que foi a solução mais razoável e  o melhor que se podia fazer, e não há nenhum motivo para cultivar preocupações", disse o padre Lombardi, referindo-se a declarações de alguns médicos que expressaram perplexidade com a cirurgia realizada no Papa.

Bento XVI fraturou o pulso direito na madrugada da última sexta-feira, 17, ao sofrer uma queda na residência de Les Combes, onde vive alguns dias de descanso desde o dia 13.

O Pontífice foi levado ao hospital Umberto Parini, na cidade de Aosta, e passou por uma cirurgia para colocar dois pinos no pulso direito. Devido à intervenção, o braço Bento XVI está imobilizado temporariamente.

"Diria que o tipo de intervenção usado e as suas modalidades foram decididos depois de uma atenta reflexão feita por pessoas competentes, levando em conta, como é natural e justo, o conhecimento direto sobre o paciente e as circunstâncias concretas." De acordo com o padre Lombardi, "as diversas opiniões manifestadas por médicos são de caráter mais teórico, no sentido de que não podem levar em conta os elementos determinantes como o conhecimento do paciente, da sua situação e das circunstâncias em que se encontra".

Padre Lombardi falou também das expectativas para os próximos dias: "A previsão é a de uma estada muito tranquila, sem compromissos especiais ou movimentes fora de Les Combes. Está prevista a celebração das Vésperas na Catedral de Aosta na sexta-feira, 24, às 17h30, com os sacerdotes da diocese e também com representantes das diversas paróquias. Estão previstas cerca de 400 pessoas, e será um momento de oração muito belo. Depois, domingo, 26, haverá o Ângelus justamente aqui, perto da residência do Papa".

O sacerdote jesuíta também divulgou a saudação do Pontífice aos participantes do campeonato de ciclismo "Tour de France", que hoje correrão uma etapa no Vale d'Aosta, perto de Introd, onde o Santo Padre está hospedado. O Papa estende a saudação a todos os atletas que, neste período, disputam várias competições.

"Bento XVI faz votos de que o empenho no esporte contribua para o crescimento integral da pessoa, nunca seja separado dos valores morais e esteja atento aos valores educativos", lê-se na mensagem divulgada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo