Ajuda

Patriarcas debatem situação dos cristãos no Oriente Médio

“É urgente ajudá-los a garantir um trabalho, acesso à escola e a um alojamento”, diz patriarca maronita

Da redação, com Rádio Vaticano

patriarca-maronita

Patriarca Maronita Bechara Boutros Rai / Foto: Arquivo

Patriarcas e líderes cristãos do Oriente Médio realizaram nesta terça-feira, 27, na sede do Patriarcado libanês em Bkerke, um encontro para debater a situação dos cristãos e dos refugiados no Oriente Médio.

Um dos objetivo da reunião, segundo o Patriarca Maronita Bechara Boutros Rai, era conhecer mais de perto a situação dos refugiados cristãos e dos fiéis que decidiram permanecer em seus países, apesar da guerra e das dificuldades. “É urgente ajudá-los a garantir um trabalho, acesso à escola e a um alojamento, para que possam permanecer em seus países e preservar assim a sua tradição e missão cristã”, observou.

Outro objetivo do encontro foi pedir “às comunidades árabe e internacional” para que apoiem os refugiados no retorno à pátria e na reconstrução de suas casas. De acordo com o cardeal marotina, isso pode ser feito “colocando fim à guerra na Síria e no Iraque com meios pacíficos, mediante negociações políticas e um diálogo sério entre as partes, neutralizando as organizações terroristas”.

Deixar de apoiar essas organizações é, segundo o patriarca, condição para que os objetivos do encontro se concretizem. Para ele, “os acordos políticos e econômicos não justificam as terríveis agressões contra a humanidade”.

Os líderes religiosos destacam ainda a necessidade de trabalhar para resolver a crise israelense-palestina, baseada na fórmula “dois povos, dois Estados”, permitindo o retorno dos refugiados às suas casas. “É evidente – afirmou o Patriarca Raí – que os conflitos de Israel com os palestinos e com os árabes são uma das origens das desgraças vividas no Oriente Médio”.

Participantes

Participaram do encontro o Patriarca Greco-ortodoxo, Youhanna Yazigi; o Patriarca Sírio-ortodoxo, Mar Aghnatios Afram II; o Patriarca Greco-católico, Gregorio III Laham; o Patriarca Sírio-católico, Mar Aghnatios Youssef III Younane; o representante do Catholicos Armênio de Cilícia, Joseph Arnaout; o Bispo Caldeu no Líbano, Dom Michel Kassargi; o Presidente do Conselho Superior da Comunidade Evangélica no Líbano e Síria, Pastor Sélim Sahyoun; o Núncio Apostólico, Gabriele Caccia, além de diversos representantes de organismos caritativos católicos, ortodoxos e protestantes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo