Em novembro, os Patriarcas católicos do Oriente estarão em Roma para um encontro com o Papa Francisco. Da reunião participarão também representantes das Igrejas ortodoxas, segundo antecipou o cardeal libanês Bechara Boutros Rai, patriarca maronita.
Na sexta-feira, 27, o Conselho dos Patriarcas católicos do Oriente reuniu-se em Bkerké para uma reflexão conjunta acerca das situações que estão colocando em risco as comunidades cristãs de tradição apostólica radicadas no Oriente Médio.
De acordo com a Igreja maronita, a reunião com Francisco deve ocorrer depois da Plenária da Congregação para as Igrejas Orientais, por volta do dia 22.
A cúpula será a ocasião para uma reflexão conjunta sobre o futuro dos cristãos no Oriente Médio e para tentar delinear critérios de discernimento pastoral comuns em relação aos conflitos que estão destruindo a região, a começar pela guerra síria.
Na pauta, estarão também algumas questões pastorais e canônicas, como a eleição dos bispos nas Igrejas católicas orientais.