Irinej, novo Patriarca da Igreja Ortodoxa sérvia, reafirmou nesta quarta-feira, 27, seu desejo de encontrar o Papa Bento XVI, acrescentando que ‘chegou a hora deste encontro’, que poderia se realizar na Sérvia.
"Já se falava de uma possível visita do bispo de Roma, e enquanto antes, eu considerava que ainda não era a ocasião certa, hoje acredito que é o momento de saudá-la", disse o patriarca à imprensa de Belgrado.
"Talvez tenha chegado o momento em que todos podemos dizer o que temos a dizer, e depois, refletir sobre tudo", sugeriu o patriarca, segundo o qual, "as divisões não são positivas e encontrar-se seria indispensável para começar a examinar os problemas pendentes".
Nos últimos dias, às vésperas de sua eleição ao cargo de Patriarca da Igreja sérvia, substituindo Pavle, falecido aos 95 anos em novembro passado, Irinej disse que o Papa poderia visitar a Sérvia em 2013. Naquele ano, serão comemorados os 1700 anos do Edito de Milão (313 d.C.), também conhecido como Edito da Tolerância, que declarava que o Império Romano seria neutro em relação ao credo religioso. Com a medida, o imperador romano Constantino acolheu o Cristianismo.
Os festejos serão em Nis, no sul da Sérvia, cidade natal de Constantino e da qual Irinej foi bispo até a sua eleição como patriarca.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com