O Cardeal Nasrallah Sfeir, Patriarca da Igreja maronita, lançou um apelo em favor paz no Líbano, pedindo um ponto final no impasse gerado sobre o novo presidente, que ainda será designado.
"Todos têm de demonstrar a sua seriedade e o seu patriotismo honesto", referiu o Cardeal, em declarações à agência missionária Misna.
A tensão política no Líbano agravou-se Sexta-feira com a decisão do presidente Emile Lahud de confiar ao Exército a segurança do país horas antes de terminar o seu mandato, uma medida rejeitada de imediato pelo governo.
Para o Cardeal Sfeir, esta fase transitória tanto pode "levar à estabilidade como ao caos e ao confronto mortal".
Nos termos da Constituição, os poderes do chefe de Estado são automaticamente transferidas para o governo. A sessão parlamentar para eleger o novo presidente tem sido adiada há dois meses, devido à falta de acordo sobre um candidato entre a maioria anti-Síria e a oposição liderada pelos xiitas do Hezbollah, apoiada por Damasco e Teerão.
Segundo a tradicional repartição de cargos institucionais no Líbano, o próximo presidente deveria ser um cristão maronita. A próxima reunião do Parlamento foi agendada para 30 de Novembro.