Pelas próximas 3 semanas

Patriarca Maronita Béchara Pierre Raï visita os Estados Unidos

O Patriarca maronita Béchara Pierre Raï chegou nesta segunda-feira, 3, aos Estados Unidos, para uma viagem pastoral de três semanas. Ele se encontrará com as comunidades maronitas locais e diversas personalidades políticas. A visita será também uma ocasião para analisar a situação no Oriente Médio e, em particular, na Síria, onde continua a dura repressão dos protestos contra o regime de Bashar El Assad, bem como no Líbano, marcado nos últimos meses pelo aumento da tensão política interna, sobretudo na comunidade cristã.

Desde a sua eleição em março último, o Patriarca Rai promoveu diversas iniciativas para favorecer o diálogo: começando pela convocação, no último dia 16 de maio, de um encontro entre personalidades muçulmanas e cristãs do Líbano e Síria na sede do Patriarcado em Bkerké, seguida depois de um segundo encontro, na terça-feira, 27, em Dar El-Fatwa, sede do Grão Mufti libanês. O Patriarca maronita encontrou-se ainda com vários políticos libaneses para mediar uma solução para a atual crise no Líbano e agora está trabalhando na organização de um encontro de líderes religiosos do Oriente Médio.

Falando da Síria, durante a sua recente visita à França, o Patriarca Rai não escondeu o temor de que, caso acabe o regime Assad, o poder poderia cair nas mãos de movimentos extremistas, com perigo para a sobrevivência da comunidade cristã. Declarações que causaram polêmica também nos Estados Unidos.

É neste contexto que se realiza a visita pastoral que o levará às cidades norte-americanas onde se concentra a maioria dos fiéis maronitas, uma comunidade que conta hoje em todo o país com cerca dois milhões de pessoas.

Para o Vigário-geral do Patriarcado, monsenhor Paul El-Sayah, a visita será uma boa ocasião para ouvir a sua “lúcida e fiel análise” da complexa realidade da região. A sua linha, disse o prelado em uma entrevista à agência CNS, teve uma “recepção positiva no Líbano e também no mundo árabe”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo