Patriarca Latino preocupado com Natal em Belém

O Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Michel Sabbah, deu hoje voz às preocupações da comunidade cristã em Belém, acusando Israel de transformar a cidade natal de Jesus numa “grande prisão”.

A mais alta figura da Igreja Católica na Terra Santa criticou em particular a construção da barreira que separa a Cisjordânia. A presença de peregrinos – uma importante fonte de receitas para a cidade – é ainda mais dificultada por um posto de controlo israelita que separa Belém de Jerusalém.

Após a chegada ao “check point”, os peregrinos têm de descer do autocarro para serem controlados, numa operação que se prolonga e que impede mesmo algumas pessoas de permanecer em Belém, com inegáveis danos para uma pequena economia já de si muito fragilizada.

“Neste momento, Belém é uma grande prisão”, declarou D. Sabbah. Os cristãos estão rodeados por um muro de 8 metros e o tradicional acesso à Basílica da Natividade está fechado.

Apresentando aos jornalistas a tradicional Mensagem de Natal, o Patriarca de Jerusalém dirigiu a israelitas e palestinianos um apelo para que coloquem fim à persistente situação de conflito.

“Não se pode construir a paz para os israelitas à custa da paz dos palestinianos e estes têm de saber que a sua paz é a dos israelitas”, disse. “Espero que Deus dê coragem a todos para tudo façam para manter a santidade desta terra, profanada pela guerra”, apontou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo