Morte de jovem palestino

Patriarca de Jerusalém pede fim de atos de vingança

Dom Fouad Twal fez um apelo aos palestinos e israelenses para que parem com os atos de violência e vingança

Liliane Borges
Da Redação, com Rádio Vaticano

Patriarca apelo paz

“Somente o perdão atrai o perdão”, diz patriarca / Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

O Patriarca Latino de Jerusalém, Dom  Fouad Twal, lançou, nesta quarta-feira, 2, um apelo de paz entre israelenses e palestinos. Ele se pronunciou após a notícia da morte do jovem palestino, Mohammad Abu Khdeir,  nesta manhã.

Segundo autoridades locais, o jovem foi assassinado de forma violenta e, provavelmente, como vingança pela morte dos três jovens israelenses. Naftali Frenkel e Gilad Shaar, de 16 anos, e Eyal Yifrach, de 19 anos, foram encontrados mortos, nesta terça-feira, 1º, perto de Hebron. De acordo com o governo de Israel, os jovens foram assassinados por um grupo palestino.

A família de Mohammad Abu Khdeir denunciou, na tarde desta terça-feira, 1º, o desaparecimento do jovem nas proximidades de Jerusalém. Ele pertencia ao acampamento de Shuffat.

O Patriarca lamenta a possibilidade de vingança e pede aos dois povos que parem com a violência. Segundo Dom Twal, a visita do Papa à Terra Santa trouxe grandes sinais de esperança para a reconciliação, mas esses atos querem apagar o caminho já percorrido.

“Agora, com o sacrifício de jovens inocentes, o ciclo de violência em que vivemos parece reafirmar o seu domínio com maior ferocidade. Parece uma reação para afastar as esperanças que haviam sido despertadas. Para isso, devemos continuar a orar para pedir o milagre da paz, reconhecendo que o ódio e o ressentimento fazem mal a todos; enquanto a paz e o perdão são um bem para todos”, afirma o patriarca.

“Há um povo que vive no luto por anos e quer libertar-se da lógica perversa de quem discrimina  as vítimas inocentes,  de um lado e do outro, e acredita que a sua dor possa ser aliviada com a dor dos outros. Somente o perdão atrai o perdão”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo