Dom Fouad Twal pede diálogo entre palestinos e israelenses. Patriarca alerta para a crescente onda de violência
Da Redação, com Agência Ecclesia
O patriarca latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, reforçou o apelo ao diálogo na Terra Santa e pediu o fim dos bombardeios entre Israel e a Faixa de Gaza que já fizeram centenas de mortos e milhares de refugiados palestinos.
Na mensagem difundida pelo site do Patriarcado, Dom Twal sublinhou que a Igreja Católica não está “a favor nem de um nem de outro, mas sim a favor da paz”.
Leia também:
.: Papa Francisco volta a pedir a paz no Oriente Médio
O Patriarca lamentou que os esforços de pacificação do Papa Francisco durante visita à Terra Santa, em maio deste ano, tenham sido apagados pelos recentes conflitos. Dom Twal recordou também o encontro posterior no Vaticano entre Francisco e os chefes de Estado das duas nações, Shimon Peres de Israel e Mahmoud Abbas da Palestina.
“A alegria e o otimismo deram de novo lugar ao incômodo que é ver um conflito sem fim à vista e que, mais do que isso, está incutindo nas novas gerações o mesmo espírito de violência e de intolerância”, afirmou.
“Que tipo de educação vão dar a estes jovens? Esta é a questão. Onde leva esta educação? Ninguém é feliz. Ninguém. Nem israelenses nem palestinos”, salientou ainda o patriarca latino.
Os recentes conflitos tiveram início após o sequestro e morte de três jovens israelenses, entre os 16 e os 19 anos, na Cisjordânia, por rebeldes islâmicos e o posterior assassinato de um jovem palestino, perto de Jerusalém.
Por fim, Dom Fouad Twal fez menção à “recusa da Palestina em reconhecer Israel como Estado Judeu e à persistência, por parte de Israel, numa colonização ilegal, que levou a uma nova onda de pessimismo e desolação”.