Conflitos

Patriarca de Jerusalém faz novo apelo de paz

Dom Fouad Twal pede diálogo entre palestinos e israelenses. Patriarca alerta para a crescente onda de violência

Da Redação, com Agência Ecclesia

Patriarca novo apelo paz

“A Igreja Católica não está a favor nem de um nem de outro, mas sim a favor da paz”, declara patriarca / Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

O patriarca latino de Jerusalém,  Dom Fouad Twal, reforçou o apelo ao diálogo na Terra Santa e  pediu o fim  dos bombardeios entre Israel e a  Faixa de Gaza que já fizeram centenas de mortos e milhares de refugiados palestinos.

Na mensagem difundida pelo site do Patriarcado, Dom Twal sublinhou que a Igreja Católica não está “a favor nem de um nem de outro, mas sim a favor da paz”.

Leia também:
.: Papa Francisco volta a pedir a paz no Oriente Médio

O Patriarca lamentou que os esforços de pacificação do Papa Francisco durante visita à Terra Santa, em maio deste ano,  tenham sido apagados pelos recentes conflitos. Dom Twal recordou também o encontro posterior no Vaticano entre Francisco e os chefes de Estado das duas nações, Shimon Peres de Israel e Mahmoud Abbas da Palestina.

“A alegria e o otimismo deram de novo lugar ao incômodo que é ver um conflito sem fim à vista e que, mais do que isso, está incutindo nas novas gerações o mesmo espírito de violência e de intolerância”, afirmou.

“Que tipo de educação vão dar a estes jovens? Esta é a questão. Onde leva esta educação? Ninguém é feliz. Ninguém. Nem israelenses nem palestinos”, salientou ainda o patriarca latino.

Os recentes conflitos tiveram início após o sequestro e morte de três jovens israelenses, entre os 16 e os 19 anos,  na Cisjordânia, por rebeldes islâmicos e o posterior assassinato de um jovem palestino, perto de Jerusalém.

Por fim, Dom Fouad Twal fez menção à “recusa da Palestina em reconhecer Israel como Estado Judeu e à persistência, por parte de Israel, numa colonização ilegal, que levou a uma nova onda de pessimismo e desolação”.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo