Diálogo ecumênico

Patriarca da Igreja Servo-Ortodoxa aceita encontrar Francisco

Data da audiência com o Papa Francisco no Vaticano ainda não está definida

Da redação, com Rádio Vaticano

O Patriarca da Igreja Servo-Ortodoxa, Irinej de Nis, aceitou o convite para encontrar-se com o Papa Francisco no Vaticano. O comunicado foi feito ao jornal Dnevnik pelo Bispo Zrenianin Ladislav Nemet.

“Todos os atuais componentes do Sacro Sínodo e a delegação da Santa Sé concordaram que este encontro deve ser realizado. Agora estão em andamento as negociações diplomáticas sobre como organizar a visita, algo não tão fácil assim, conhecendo-se a agenda do Papa Francisco e de Sua Santidade o Patriarca Irinej”, declarou Dom Nemet.

O prelado ortodoxo sublinhou que a visita “é um importante passo em frente sob todos os aspectos”. “Já é tempo – acrescentou – que sejam eliminados da agenda, de uma vez por todas, algumas questões controversas e se pense sobre o desenvolvimento da recíproca compreensão dentro do cristianismo, tema em pleno desenvolvimento com a chegada do Papa Francisco ao Vaticano”.

Segundo ele, este encontro “será uma ocasião para falar de temas dolorosos que dizem respeito mais à República da Sérvia e à República da Croácia e menos à Igreja Católica, como a segunda guerra mundial e o que aconteceu depois dela”.

O porta-voz da Arquidiocese de Belgrado, Milutin Novakovic, recordou por sua vez que a decisão sobre a visita do Papa à Sérvia não é de competência do Patriarcado e do Sínodo, mas sim do Santo Conselho dos bispos, que compreende todos os bispos ortodoxos. “Entre eles, alguns veem com bons olhos esta possibilidade, enquanto outros defendem que ainda é o tempo oportuno”, explicou Novakovic.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo