O Pátio dos Gentios é organizado pelo Pontifício Conselho para a cultura e foi criado, em 2011, por incentivo de Bento XVI
Da Redação, com Agências
O presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, deu início, nesta terça-feira, 8, a uma nova edição do Pátio dos Gentios, desta vez nos Estados Unidos.
O debate entre crentes e não crentes terá como tema “Fé, cultura e bem comum”; segundo o Cardeal, será uma reflexão sobre a relação entre sociedade e Estado.
“O elemento mais significativo é certamente a novidade: é a primeira vez que o Pátio vai aos EUA, país referência da cultura globalizada, que oferece mil questionamentos aos crentes e não crentes”, destaca o cardeal.
A contribuição de religiões e culturas diversas no enriquecimento da vida civil e democrática e a colaboração do poder legislativo e da mídia com o bem comum estão entre os temas na agenda da edição.
O Pátio dos Gentios é uma iniciativa do Papa emérito Bento XVI, organizada pelo Pontifício Conselho para a Cultura desde o ano de 2011. O primeiro foi realizado, em Paris, na França, nos dias 24 e 25 de março.
O encontro tem como principal objetivo o diálogo, em clima de grande respeito, entre crentes, agnósticos e ateus, por meio do debate sobre os principais temas culturais e sociais.
O termo “Pátio dos Gentios” faz referência ao antigo Templo de Jerusalém, que possuía um espaço que permitia a entrada de não judeus, os chamados gentios.