Proteção e solidariedade

Paróquia na Índia produz e distribui máscaras gratuitamente

No Estado de Kerala, no sul da Índia, um sacerdote começou a distribuir máscaras protetoras gratuitas, depois que o pânico provocado pelo coronavírus levou ao aumento dos preços

Da Redação, com Vatican News

A procura por máscaras em todo o mundo, devido a pandemia, levou ao aumento de preço e a escassez no mercado em vários países. Na Índia, no Estado de Kerala, ao ver profissionais da saúde e policiais trabalhando sem proteção, um sacerdote decidiu começar a costurar as máscaras e distribuí-las gratuitamente. A paróquia já tem material suficiente para produzir mais de 60 mil máscaras e 90 pessoas trabalham de graça 12 horas por dia para superar a crise. Mas de 30 mil já foram distribuídas.

Até agora, em Kerala, foram confirmados 24 casos de infectados com o Covid-19. As escolas até o ensino médio foram fechadas e o governo aconselhou as pessoas a não saírem de casa, exceto por necessidade, na tentativa de impedir a propagação do vírus. Também foi intensificada a busca por aqueles que entraram em contato com pessoas infectadas. O governo recomendou ainda que seja observada a distância de ao menos 1 metros dos outros, além do uso de máscaras protetoras ao sair de casa.

Leia também:
.: Covid-19: número de mortes chega a 4; há 428 casos confirmados no país
.: “É preciso consciência individual e coletiva”, diz infectologista

O anúncio acabou provocando pânico entre as pessoas, que correram para comprar as máscaras, fazendo com que seus preços disparassem e causando escassez no mercado.

O padre Sebastian Karukapally, pároco da Igreja Latina Little Flower, em Pottakuzhy, no distrito de Ernakulam, Kerala se deparou com “policiais, motoristas e enfermeiros, entre outros, trabalhando em hospitais e em outros lugares vulneráveis, ​​sem máscaras protetoras, colocando assim suas vidas em risco”.

“Discuti o problema com os paroquianos – disse o padre Karukapally à Agência UCA News – e decidi começar a costurar as máscaras e distribuí-las gratuitamente”. Após a resposta positiva por parte dos fiéis, desde 11 de março, começamos a trabalhar com cinco máquinas de costura, convidando todos após a Missa de domingo a apoiar a missão.

“Foi incrível, no dia seguinte, o número de máquinas de costura aumentou para 35 e mais e mais voluntários de diferentes religiões se juntaram a nós e começaram a costurar máscaras gratuitamente”, conta o sacerdote.

Inicialmente, o objetivo era chegar a 2 mil máscaras, usando o dinheiro dos fundos e doações da paróquia, mas logo muitas pessoas começaram a participar da missão.

“Agora – explica Serena John, presidente da paróquia de Pottakuzhy – costuramos e distribuímos mais de 30 mil máscaras e 17 paróquias da diocese latina aderiram à iniciativa, além de muitas dioceses do Estado”. 

Padre Karukapally conta que os fiéis ajudam como podem, alguns fornecem máquinas de costura, outros fornecem material para máscaras, outros oferecem serviços gratuitos e outros ainda fornecem alimentos e bebidas, “tornando tudo um verdadeiro caso comunitário-familiar”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo