window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Espanha

Parlamento da Catalunha proíbe touradas

Parlamentares regionais da Catalunha aprovaram na quarta-feira, 28, a proibição das touradas, algo inédito na Espanha continental.

O resultado (68 votos favoráveis, 55 contrários e 9 abstenções) já era esperado, pois o Parlamento catalão já tinha feito uma votação preliminar em dezembro, acatando um abaixo-assinado de cidadãos que alegavam que as "corridas de touros" são cruéis com os animais.

No debate, alguns parlamentares citaram o declínio na popularidade das touradas na Espanha, onde cada vez menos pessoas comparecem às arenas para assistir a esse espetáculo que tem séculos de história. A Catalunha é tradicionalmente uma das regiões espanholas menos afeitas à tauromaquia.

"Há algumas tradições que não podem continuar congeladas no tempo conforme a sociedade se transforma. Não temos de banir tudo, mas as coisas mais degradantes devem ser banidas", disse o deputado regional do partido nacionalista CiU, Josep Rull.

Ativistas dos direitos dos animais prometem lutar para que a proibição se estenda ao resto da Espanha. Para proibir as touradas na Catalunha, foi apresentado um projeto de iniciativa popular com 180 mil assinaturas.

"(Os políticos) ouviram o clamor de uma sociedade que está reinventando suas tradições", disse Ana Mula, do grupo Prou! ("basta!," em catalão).

Partidários das touradas dizem que essa prática é um símbolo essencial da cultura espanhola, envolvendo um colorido ritual com capas, espadas e trajes típicos. O ambiente de medo e coragem no confronto entre touro e toureiro inspirou obras como "Morte na Tarde", do norte-americano Ernest Hemingway.

"Não é um espetáculo cruel. Totalmente pelo contrário. É um espetáculo que cria arte: onde você tem as sensações e uma luta entre um touro e uma pessoa, em que a pessoa ou o touro podem perder a vida."

Em 1991, as ilhas Canárias, que ficam na costa africana, se tornaram a primeira região da Espanha a banir as touradas. Pela lei catalã, as poucas arenas da região devem ser desativadas até 2012, inclusive a única ainda em atividade na capital regional, Barcelona.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo